Instituto Otovida é homenageado pelos 25 anos na Câmara de Vereadores de São José
Na noite desta terça-feira, 16 de setembro, o Instituto Otovida recebeu uma homenagem especial na Câmara de Vereadores de São José em celebração aos seus 25 anos de dedicação à saúde auditiva em Santa Catarina. A sessão solene foi uma iniciativa do vereador Cryslan de Moraes e conduzida pelo vereador Marcus Vinícius de Moraes.
Durante a cerimônia, foram reconhecidas pessoas que, ao longo dessas duas décadas e meia, colaboraram diretamente com o Instituto ou tiveram suas vidas transformadas pelo trabalho desenvolvido pela entidade.
O vereador Marcus Vinícius de Moraes destacou a relevância das ações do Instituto na comunidade:
“A gente que está sempre em frente aos colégios vê que algumas crianças têm dificuldade de se comunicar. E o Instituto tem esse excelente projeto de triagem auditiva nas escolas para identificar possíveis problemas de audição, além de dar apoio aos idosos que vivem em instituições. Então, para nós é uma honra prestar esta homenagem.”
Entre os homenageados, o presidente do Lar dos Velhinhos de Zulma, Leandro Ramos de Souza, elogiou a parceria com o Instituto e enfatizou o impacto do atendimento:
“É uma transformação de vida o que vocês fazem. É muito mais do que uma simples percepção de um aparelho sensorial, é promover dignidade, esperança e qualidade de vida. Que Deus proporcione a vocês muita saúde para que continuem levando esse serviço brilhante à comunidade catarinense.”
O representante do Lar Orionópolis Catarinense, padre Maneca, também ressaltou a humanização do trabalho realizado:
“Quando você vai em uma casa e é bem recebido, o que acontece? A gente volta mais vezes. E a Otovida faz isso. Eu sou testemunha. Ninguém me conhecia e eu fui em uma consulta e fui muito bem atendido. É fazer o bem e não olhar a quem.”
A fundadora do Instituto, Janaína Massignani, falou sobre a essência que guia a trajetória da instituição:
“O Instituto Otovida nunca fez nada se não fosse olhando para cada pessoa, para cada paciente como se fosse um filho, um marido, um avô. Sempre demos muito carinho e atenção nesses 25 anos de trabalho. A gente não cuida só de uma orelha, a gente cuida da comunicação, e a essência da comunicação está na família — no vínculo familiar, afetivo e de amor que todo ser humano precisa para se comunicar de forma plena.”
Já o presidente do Instituto, Péricles Tosin, destacou o novo momento vivido pela entidade e a continuidade do legado construído:
“É um prazer mostrar um pouco do trabalho do Instituto Otovida desenvolvido nesses 25 anos, do cuidado que temos com cada paciente e dos projetos que seguimos ampliando, sempre com o apoio de muita gente. Muito obrigado!”
O diretor assistencial, Délcio Luiz Castagnaro Filho, reforçou que o modelo de atuação do Instituto, baseado na empatia ao próximo, pode ser replicado a outras áreas da saúde:
“Isso não pode ser replicado para outras situações de reabilitação? Para a saúde visual, intelectual e física? Claro que pode. Quando a gente tem um modelo que funciona, não precisa inventar nada do zero, é só replicar. E Essa ação aqui na Câmara de Vereadores de São José nos dá combustível para continuar crescendo no mesmo ritmo que a Janaína iniciou lá atrás, fazendo a diferença não só na saúde auditiva, mas em outras situações de reabilitação.”
Ao final da solenidade, o vereador Marcus Vinícius entregou certificados a pacientes, colaboradores e parceiros do Instituto, reconhecendo o papel de cada um nessa trajetória marcada por acolhimento, inovação e compromisso social. A fonoaudióloga Grace Dyanne Ferreira representou todos os colaboradores do Instituto.









