Dia das Crianças no Espaço Comnvida reúne famílias em semana de brincadeiras e inclusão
Atividades ao ar livre, realizadas em espaço cedido pela UniSul em Capoeiras, valorizaram a convivência e as diferentes formas de comunicação e participação das crianças.
Brincar, compartilhar experiências e estar junto fizeram parte da programação organizada pelo Espaço Comnvida, do Instituto Otovida, em alusão ao Dia das Crianças. Durante uma semana de atividades recreativas ao ar livre, crianças e familiares participaram de momentos dedicados à diversão, à integração e ao fortalecimento dos vínculos.
A programação foi realizada em espaço cedido pela UniSul, no Campus Florianópolis Continente, em Capoeiras. A colaboração da universidade possibilitou o encontro das famílias em um ambiente diferente da rotina de atendimentos, com oportunidades de convivência e participação conjunta.
A proposta valorizou o brincar e respeitou as diferentes formas de comunicação das crianças. O cuidado com a participação de cada uma esteve alinhado ao compromisso do Instituto com a inclusão e o desenvolvimento infantil. Veja os registros da programação.
Convivência e comunicação no centro do trabalho
A semana recreativa se conecta ao trabalho desenvolvido pelo Espaço Comnvida Vereador Gabrielzinho, iniciativa do Instituto Otovida voltada ao desenvolvimento comunicacional e social de crianças com deficiência auditiva e ao acolhimento de suas famílias.
Entre as atividades do espaço estão oficinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras), fonoterapia e apoio às famílias. O trabalho considera as necessidades e o tempo de desenvolvimento de cada criança, valorizando o acesso à comunicação e a construção de vínculos. Conheça o Espaço Comnvida.
Nesse contexto, encontros entre crianças e familiares criam oportunidades para compartilhar vivências e ampliar a convivência. A participação da família aproxima o trabalho desenvolvido no espaço das relações que fazem parte do cotidiano da criança.
A celebração do Dia das Crianças levou essa proposta para um momento de lazer compartilhado, em que brincar e estar junto foram o centro da programação. O Instituto Otovida agradece à UniSul pela cessão do espaço e às famílias pela participação nas atividades.





