
O Instituto Otovida oferece, de forma gratuita, aulas de Libras – Língua Brasileira de Sinais – no Espaço Comnvida Vereador Gabrielzinho, em Florianópolis. A iniciativa faz parte do compromisso do Instituto com a inclusão social, a acessibilidade e o fortalecimento da comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. As aulas são destinadas a pessoas surdas ou com deficiência auditiva e familiares.
Com uma abordagem didática e acolhedora, os encontros semanais proporcionam o contato com a cultura surda, o aprendizado de sinais e expressões do dia a dia e a prática da conversação em Libras. Mais do que um curso de língua, as aulas são um espaço de troca, respeito e valorização da diversidade comunicativa.
Ao oferecer essa formação no Espaço Comnvida Vereador Gabrielzinho — local criado para promover inclusão e cidadania — o Instituto Otovida reforça sua missão de promover saúde, educação e acessibilidade para todas as pessoas, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
O Espaço Comnvida Vereador Gabrielzinho surgiu como iniciativa do Instituto Otovida para acolher pessoas com deficiência auditiva, surdas e suas famílias. Voltado à inclusão, o local oferece suporte psicossocial, jurídico, ensino de Libras, grupos de apoio e acompanhamento familiar, com o objetivo de fortalecer os vínculos e promover acessibilidade efetiva
Em julho de 2024, o espaço foi reinaugurado como Espaço Comnvida Vereador Gabrielzinho, uma homenagem ao vereador que apoiou os projetos do instituto, consolidando o local como referência em Florianópolis para atendimento à comunidade surda e a pessoas com perda auditiva.
O Espaço agora conta com uma lousa digital interativa, adquirida por meio do Edital FCB Social/Trimania. A ferramenta é utilizada nas aulas de Libras e representa um importante avanço na promoção da acessibilidade e inclusão. Com recursos visuais dinâmicos, a lousa facilita o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, especialmente para crianças e adolescentes surdos, contribuindo para o desenvolvimento da comunicação, da autonomia e da participação social.
Estrutura e equipe técnica
O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga, pedagogas bilíngues (Libras/Português) e fonoaudióloga. Esse time atua de forma integrada, promovendo autonomia, suporte emocional e educação em linguagem de sinais.