Gripe no verão: cuidados e como tratar

fevereiro 21, 2019 by Instituto Otovida0
Gripe-no-verão-otovida-1200x675.png

Além de rinites e sinusites poderem aparecer na estação mais quente do ano, a gripe também pode acometer você no verão. Com as altas temperaturas, em que a vontade das pessoas é de passar o dia na praia, piscina ou em um ambiente com ar-condicionado, também é preciso tomar certos cuidados para se prevenir de algo que pode interromper seu tempo de descanso e diversão.

Por isso, para ajudar você a ter férias ou fins de semana sem grandes preocupações, continue lendo o post para saber quais são esses cuidados e como você pode tratar uma gripe no verão.

Ar-condicionado e seus perigos

Sabemos que a sua vontade, assim como a da maioria das pessoas quando a temperatura fica mais quente, é permanecer em um ambiente com ar-condicionado o maior tempo possível, seja para assistir a um filme ou aproveitar o dia com seus amigos e família. Mas você sabia que, além dos perigos presentes perto do mar, há também os com a saúde no uso desse aparelho?

Imagine as seguintes cenas:

– Você em sua casa com o ar-condicionado ligado, o ambiente fechado para o ar ficar gelado – além de mais seco – deixando suas narinas e garganta mais secas e, se o ambiente estiver com poeira, impurezas presentes no aparelho sendo espalhadas pela sua casa;

– Você andando pela rua, temperatura alta, com o corpo quente e suado entra com a roupa molhada em um estabelecimento climatizado, refresca o corpo e volta, com o corpo mais frio, para a rua que está quente, causando um choque térmico no corpo, que seria uma mudança brusca de temperatura e que pode acontecer vice-versa.

Na última cena, a pressão sanguínea é alterada, tendo uma baixa quando você vai de um ambiente frio para um quente – podendo causar, em quem já tem hipotensão, uma condição acentuada, mal estar e vertigem – e elevação quando você sai de um local quente para um frio – elevando os riscos de acidentes vasculares cerebrais e outros problemas com relação a picos hipertensivos.

Mas não precisa se desesperar: é possível se prevenir de grandes consequências do uso do ar-condicionado. Mantenha o filtro do aparelho sempre limpo, faça uso de soro fisiológico para deixar o nariz constantemente úmido, beba muita água para a garganta não ficar seca e evitar o choque térmico e tenha sempre uma muda de roupa por perto para não entrar em locais climatizados com a roupa molhada no corpo ou um casaco para cobrir a região molhada.

Além disso, manter a temperatura do ar-condicionado em 23ºC é essencial e, se o local está fechado por muito tempo, é importante abrir as janelas durante o dia para fazer com que o ar circule e aproveitar para retirar o pó dos móveis.

Piscina, mar e o vento

Assim como o choque térmico que pode acontecer quando você vai de um ambiente gelado até a rua que está quente, a piscina e o mar também podem causar isso. Acontece que ir de um local quente, como praia ou quintal da sua casa, até o mar ou piscina com água ou vento mais gelados faz com que o corpo também sofra uma transição brusca entre os ambientes.

O choque térmico é interpretado pelo corpo como estresse sofrido pelo organismo e, além de todas as consequências que apresentamos antes, pode ocasionar alterações na frequência cardíaca – que pode ficar mais acelerada ou mais lenta -, alterações no ritmo da frequência respiratória e no metabolismo do corpo.

Para se prevenir dessas situações, é importante ter sempre uma toalha por perto para secar o corpo após o banho de mar ou piscina e vestir mais roupas para que o corpo fique mais quente. Dê sempre preferência a roupas de cores mais claras e que sejam de tecidos leves.

Como tratar uma gripe no verão

Ficar gripado já é algo que muitos não gostam e que acontece com frequência no inverno. Imagine no verão, uma estação em que as pessoas ficam bastante tempo na rua se divertindo, conversando com os amigos, passeando pela cidade, visitando praias. Os planos instantaneamente precisam mudar de rumo, certo? Todos ao seu redor se divertindo e você com uma doença que não parece ser característica da época. Por isso, e também por causa dos sintomas, que é tão complicado ter gripe no verão.

No verão, a gripe faz com que a febre dure até três dias, a tosse continue por mais alguns dias após o fim da febre, haja dor muscular, de cabeça, de garganta e cansaço – algo que acredito que você não queria ter em uma época cheia de momentos especiais. Então se você ficou gripada no verão, note o que você pode fazer para tratar a doença:

– Alimente-se bem: o verão já pede alimentos mais leves e saudáveis, então continue nesse caminho e coloque mais frutas, verduras e alimentos ricos em vitamina C no seu prato;

– Hidrate-se melhor: como no verão o corpo perde bastante líquido através do suor e com a gripe o corpo também precisa de uma hidratação mais potente, consuma bastante água e líquidos como sucos naturais, evitando refrigerantes e bebidas industrializadas;

– Lave sempre as mãos: o hábito de limpar as mãos com água ou álcool gel, tendo gripe ou não, é importante porque evita tanto o contágio quanto a transmissão;

– Procurar um médico: se após o início dos sintomas e seguindo os passos anteriores você não melhorar, é importante se consultar com um médico para a indicação de remédios ou outros tratamentos; um otorrinolaringologista pode ajudar você com as dores de cabeça, coriza, nariz entupido e outros sintomas.

Caso precisar agendar uma consulta e ainda não saber onde, entre em contato com a gente! Vamos adorar ajudar você a encontrar um tratamento.

 

Instituto Otovida


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Instituto Otovida

SOMOS ESPECIALISTAS EM CUIDAR DE VOCÊ – com atenção à saúde da sua garganta, nariz e ouvidos.

Atendimento com uma abordagem integrada de profissionais nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, serviço social e médicos otorrinolaringologistas para oferecer a você os melhores tratamentos e resultados; num espaço, confortável com mais de 1300m² de área.

Desenvolvimento e reabilitação para os melhores resultados.

Responsável Técnica: Fabiana Scarton – CRM-SC 13311

Acompanhe a gente pelo Facebook

Cadastre-se e Receba dicas incríveis sobre saúde


Contatos e Localização

CONTATOS E LOCALIZAÇÃO

Avenida Governador Ivo Silveira, 3861 – Capoeiras, Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3223-6060

WhatsApp: (48) 99172-0606 / (48) 99178-2207

Facilidades de acesso:

Anexo ao Hotel TRI – antigo Hotel Itaguaçu, na divisa dos municípios de Florianópolis e São José.

Todos os Direitos Reservados •  JS ATIVIDADE DIGITAL