Blog
Instituto Otovida recebe lousa digital por meio do Edital FCB/Trimania
- 17 de jul. de 2025
- Natália Paris

Equipamento será utilizado nas aulas gratuitas de Libras no Espaço Comnvida Vereador Gabrielzinho
O Instituto Otovida recebeu, nesta quarta-feira (16), uma lousa digital de representantes da Federação Catarinense de Basketball (FCB), por meio de seu setor social. A aquisição integra o 15º Edital FCB/Trimania, que contemplou 30 organizações da sociedade civil da Grande Florianópolis com o valor de R$ 12.500 cada, totalizando um investimento social de R$ 375 mil.
O projeto apresentado pelo Instituto Otovida visava à aquisição de uma lousa digital para qualificar as aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais), oferecidas gratuitamente no Espaço Comnvida Vereador Gabrielzinho, voltadas a crianças com deficiência auditiva e seus familiares. A proposta foi uma das selecionadas no processo seletivo do edital.
A assistente social Jéssica Cataneo, idealizadora do projeto, explica que a iniciativa tem como objetivo fortalecer a inclusão social das crianças surdas por meio da tecnologia e qualificar ainda mais esse espaço de atendimento público.
“Inserir ferramentas digitais nesse espaço é uma forma de ampliar o acesso ao conhecimento e à cultura digital. Muitas dessas crianças não têm contato com esse tipo de recurso em outros ambientes. Com a lousa digital, proporcionamos novas possibilidades de aprendizado e expressão”, destaca.
Após a entrega oficial do equipamento, as pedagogas bilíngues Adriana Leal e Gabriela Viana inauguraram a lousa com uma aula especial, repleta de atividades interativas com os alunos das aulas de Libras. A receptividade das crianças foi imediata e entusiasmada.
Segundo Adriana Leal, o uso da tecnologia na educação de crianças surdas potencializa a aprendizagem por meio do desenvolvimento cognitivo e de comunicação dessas crianças:
“Trabalhamos com crianças que ainda estão desenvolvendo a comunicação. O método de ensino precisa ser visual e interativo. A lousa digital, além de atrativa, torna as aulas mais dinâmicas e estimulantes. Ela favorece a construção do conhecimento por meio de imagens, jogos, vídeos e atividades lúdicas, promovendo o engajamento e a autonomia dos alunos”, ressalta.
Educação inclusiva e tecnologia: um passo a mais na missão do Instituto
Com a chegada da lousa digital, o Instituto Otovida avança no compromisso de oferecer educação inclusiva de qualidade, alinhada às demandas tecnológicas do presente. Além de reforçar o aprendizado da Libras, o novo recurso abre caminho para o desenvolvimento de novas oficinas e práticas pedagógicas com foco em acessibilidade, inclusão digital e autonomia das crianças com deficiência auditiva.
