Blog
Instituto Otovida finaliza projeto com entrega de 200 aparelhos auditivos a pessoas idosas da Grande Florianópolis
- 1 de set. de 2025
- Natália Paris

Cerimônia de encerramento foi realizada no Lar Orianópolis Catarinense, em São José, e marcou a última etapa da iniciativa, que beneficiou residentes de oito instituições.
O Instituto Otovida concluiu nesta segunda-feira, 1º de setembro, o ciclo de entregas de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) a pessoas idosas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPI) da Grande Florianópolis. O evento de encerramento ocorreu no Lar Orianópolis Catarinense, em São José, onde foram adaptados nove aparelhos auditivos.
Em março, a instituição já havia recebido outras seis unidades. No total, o projeto distribuiu 200 aparelhos auditivos a mais de cem residentes de oito instituições: Lar Velhinhos de Zulma, Orianópolis Catarinense, Asilo Irmão Joaquim, Lar São Francisco, SEOVE, Lar São Gabriel (APAE), Lar Seu Doca e Asilo Santa Maria.
Para o presidente do Instituto Otovida, Péricles Tosin, a iniciativa representa muito mais do que ganhos auditivos:
“É muito gratificante para nós poder contribuir com a qualidade de vida e dignidade dessas pessoas. Muitas delas passaram a interagir mais, a rir mais depois da adaptação dos aparelhos, que representam não apenas melhora da saúde auditiva, mas também da autoestima.”
O projeto Promoção da Saúde Auditiva de Idosos Residentes em Instituições de Longa Permanência foi financiado pelo Fundo Estadual do Idoso (FEI), da Secretaria de Assistência Social de Santa Catarina. A secretária da pasta, Adeliana Dal Pont, acompanhou de perto as entregas e destacou o impacto da ação:
“Ficamos extremamente felizes com os resultados de projetos como este, realizado pelo Instituto Otovida, em que vemos os recursos públicos sendo bem aplicados, chegando a quem realmente precisa e proporcionando dignidade às pessoas idosas.” — Adeliana Dal Pont, Secretária de Assistência Social de Santa Catarina
O deputado estadual Sergio Motta, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Alesc, também elogiou a atuação do Instituto:
“Precisamos cuidar de quem já contribuiu tanto para o desenvolvimento do nosso estado e que hoje necessita de atenção e acolhimento. Parabenizo toda a equipe do Instituto Otovida pelo excelente trabalho realizado junto aos lares de longa permanência. Como presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, reafirmo meu compromisso em apoiar iniciativas como esta, que promovem qualidade de vida aos nossos idosos.”
Atendimento completo e inovador
Iniciado em outubro de 2024, o projeto beneficiou 220 pessoas idosas e ofereceu uma abordagem integral de cuidado auditivo. Além da entrega dos aparelhos, contemplou avaliação otoscópica com remoção de impedimentos físicos, exames auditivos, adaptação personalizada, acompanhamento pós-adaptação e ações educativas sobre saúde auditiva.
O trabalho foi realizado por uma equipe multidisciplinar formada por otorrinolaringologista, fonoaudiólogas, enfermeira e assistente social, que se deslocou até as ILPIs com um protocolo adaptado à realidade de cada instituição.
Esse é o primeiro projeto no estado a levar atendimento auditivo especializado diretamente a lares de longa permanência, superando barreiras físicas, sociais e de mobilidade que historicamente dificultam o acesso dos idosos à saúde. Mais do que restaurar a audição, a iniciativa promoveu inclusão social, estímulo à comunicação, preservação cognitiva e autonomia, além de reduzir riscos de depressão e isolamento.


