Quando consultar com um otorrinolaringologista?

Quando-procurar-um-otorrino_.png

Otorrinolaringologia é uma especialidade médica que diagnostica e trata distúrbios do ouvido, nariz e garganta, bem como condições que afetam a cabeça e pescoço. Assim que começam a sentir sintomas de que há problemas nessas regiões, muitos começam a se perguntar qual é o melhor momento para consultar um médico otorrinolaringologista. E é sobre isso que falaremos nesse post.

Quando visitar o consultório de um otorrinolaringologista?

A avaliação do Otorrinolaringologista é muito importante para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que se manifestam nas regiões do ouvido, nariz e garganta. Aliás, há muitos sintomas diferentes que afetam essas áreas do corpo e que sinalizam a necessidade de consultar um médico otorrinolaringologista.

Os sinais de que é hora de visitar um profissional especializado e sintomas mais comuns são:

  • Obstrução nasal
  • Secreção nasal
  • Sangramento nasal (epistaxe)
  • Dor de cabeça (cefaléia)
  • Dor na face
  • Tontura
  • Dificuldade auditiva/surdez
  • Zumbido
  • Secreção no ouvido (otorréia)
  • Sangramento no ouvido (otorragia)
  • Dor de ouvido (otalgia)
  • Dor de garganta
  • Rouquidão (disfonia)
  • Roncos

Falaremos um pouco mais sobre os sintomas mais comuns:

Perda Auditiva

São inúmeros os problemas que podem causar perda de audição, desde coisas simples como cera no ouvido a até mesmo, em situações mais raras, problemas graves de dentro do ouvido. Existem perdas de audição que são muito lentas como a perda relacionada à idade (presbiacusia), mas outras que podem aumentar de forma rápida. Por isso é importante a avaliação de um otorrinolaringologista nesses casos.

Zumbido

O zumbido é a sensação de barulho nos ouvidos sem que exista uma fonte sonora externa. Geralmente é do tipo “grilo”, “cigarra” ou “apito” e pode ser o primeiro sinal de inúmeras doenças. O mais comum é que esteja relacionado a algum grau de perda auditiva. Somente um otorrinolaringologista pode avaliar e identificar o verdadeiro problema e propor um tratamento para alívio desse sintoma.

Dor na face

Algumas causas otorrinolaringológicas podem estar relacionadas a esse sintoma como, por exemplo, doenças dos seios da face (“sinusites”), especialmente quando acompanhadas de obstrução nasal, secreção no nariz ou falta de olfato, e por isso merecem a avaliação de um otorrinolaringologista.

Dor de garganta

Dor de garganta pode ter várias causas, não apenas infecções. Por isso, uma dor de garganta frequente ou persistente ou então que não melhora com os medicamentos analgésicos (ou até mesmo antibióticos prescritos por outros médicos) devem passar em avaliação com otorrinolaringologista.

Esses sintomas podem indicar que existe algo errado com a sua garganta ou até em outra área do seu corpo, como nos seios da face ou no trato digestivo superior.

Congestão nasal

A sensação de nariz “entupido” ou “trancado” é muito desconfortável. As causas para o sintoma podem estar relacionadas à infecções virais, alergias e infecções bacterianas agudas. Se o congestionamento for de longa duração pode estar relacionado a um aumento da adenoide nas crianças ou a um desvio de septo que é mais comum em adolescentes e adultos. A avaliação otorrinolaringológica é primordial para diferenciar as diversas causas e poder propor o tratamento mais adequado.

Dores de cabeça

Em alguns casos, dor de cabeça (ou cefaleia) pode ter origem em algum problema de nariz, ouvidos ou garganta. Se junto da dor de cabeça existir queixas como obstrução nasal, secreção no nariz, dor de ouvido ou de garganta ou algum episódio recente de gripe ou resfriado, uma avaliação com otorrino é aconselhada para ajudar no diagnóstico do paciente.

Problemas tratados por um otorrinolaringologista

Otorrinolaringologista é o médico especialista no tratamento clínico e cirúrgico de problemas envolvendo ouvido e audição, nariz e respiração, garganta e voz. Em outras palavras, ele cuida de cabeça e pescoço, menos os olhos e o cérebro.

  • Ouvido e audição: O ideal é que você consulte um otorrinolaringologista sempre que tiver um sintoma de problema no ouvido, como deficiência auditiva, infecções de ouvido, distúrbios que afetem o equilíbrio, zumbido nos ouvidos ou dor no ouvido. Os otorrinolaringologistas também podem tratar distúrbios congênitos do ouvido (distúrbios com os quais você nasceu).
  • Nariz e respiração: Os especialistas em otorrinolaringologia também fazem o diagnóstico e tratam problemas que afetam o nariz, a cavidade nasal e os seios da face. Esses problemas podem afetar o olfato, a respiração e a aparência física.
  • Garganta e Voz: Os problemas que aparecem na garganta e podem afetar a fala, o canto, a ingestão, a deglutição e a digestão também são diagnosticados e tratados por especialistas em otorrinolaringologia.
  • Cabeça e pescoço: Finalmente, os otorrinolaringologistas são treinados para tratar doenças, tumores, traumas e deformidades da cabeça, pescoço e face. Os otorrinolaringologistas podem realizar cirurgias cosméticas e reconstrutivas nessas áreas. Eles também podem tratar problemas com os nervos na cabeça e no pescoço que controlam a visão, o olfato, a audição e os movimentos faciais.

Então, se você está lidando com qualquer problema nessas áreas, talvez seja a hora de visitar um otorrinolaringologista.

Precisa agendar uma consulta, e ainda não sabe onde? Entre em contato com a gente! Vamos adorar poder ajudar a você a encontrar um tratamento.

Instituto Otovida


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Instituto Otovida

Uma equipe completa de fonoaudiólogos, psicólogos otorrinolaringologistas e assistentes sociais para oferecer o melhor a você.

Espaço, conforto e conveniência para você. São mais de 1300m² de área.

Desenvolvimento e reabilitação para os melhores resultados.

Responsável Técnica: Fabiana Scarton – CRM-SC 13311

Acompanhe a gente pelo Facebook

Cadastre-se e Receba dicas incríveis sobre saúde


Contatos e Localização

Avenida Gov. Ivo Silveira, 3861 – Capoeiras – Florianópolis/SC

Ao lado do antigo Hotel Itaguaçu

Contato: (48) 3223-6060

WhatsApp: (48) 99172-0606   (48) 99178-2207

Todos os direitos reservados. Produzido pela Agência KOS - Marketing em Saúde.