O que causa sangramento nasal e como evitar

agosto 29, 2018 by Instituto Otovida0
Como-tratar-e-evitar-o-sangramento-nasal-otovida-1200x675.png

Sangramento nasal é o sangramento que se origina da mucosa das fossas nasais, pelo fato de a região ser extremamente vascularizada.  

Existem fatores em determinadas épocas do ano que podem influenciar na ocorrência desse incômodo, como a temperatura mais baixa e a menor umidade do ar, fazendo com que a mucosa nasal fique ressecada e com que as veias encontradas na estrutura do nariz se rompam e cause o sangramento.

É importante salientar que a ocorrência de sangramento nasal é comum, mas não é normal, sendo que cada caso deverá ser analisado por um otorrinolaringologista para melhor resolução do problema.

Para entender melhor, é importante compreender as causas mais comuns para a ocorrência de sangramento nasal, que são:

Traumas

É quando o sangramento nasal ocorre devido a problemas nas estruturas adjacentes ao nariz como nos seios paranasais e ouvido médio. Além disso, traumas na região podem surgir, principalmente no caso das crianças, ao colocarem o dedo no nariz, por exemplo.

Inflamações

Problemas como rinossinusite crônica e alergias podem alterar o muco protetor das narinas, o que pode facilitar a entrada de bactérias e fungos que formam crostas nas paredes da estrutura, expondo os vasos sanguíneos e causando o sangramento nasal.

Corpos estranhos

Ocorre principalmente com bebês e crianças, pois eles podem inserir objetos no nariz, como, por exemplo, pequenos brinquedos, pedaços de alimentos ou sujeira, podendo ocasionar sangramento nasal e dificuldade para respirar. É importante evitar ter objetos pequenos ao alcance deles e ter sempre um adulto por perto, principalmente durante as refeições.

Alterações anatômicas

Algumas alterações na região do nariz podem ocasionar o sangramento, como o desvio de septo e a mudança no fluxo de ar na cavidade nasal.

Além desses fatores, a inalação de produtos químicos e/ou poluentes, desnutrição, hipertensão arterial não controlada, consumo de álcool e/ou fumo e mudanças bruscas de temperatura também podem causar sangramento nasal.

Como tratar e evitar o sangramento nasal

Para que não haja esse tipo de incômodo, alguns cuidados podem ser tomados, principalmente em crianças, como manter as unhas curtas e ensiná-las para que não coloquem pequenos objetos nas cavidades nasais.

No geral, cuidados devem ser tomados nas estações frias do ano, quando a incidência de sangramento nasal é maior. Por isso, tente manter a mucosa nasal úmida – umedecendo-a com soro fisiológico -, use roupas quentes e hidrate-se bem, evitando o consumo de cigarro e ingestão de álcool.

Estar atento para que traumas não ocorram é fundamental na prevenção do sangramento nasal, mas, caso ocorra, manter a calma é fundamental.

A dica para quando ocorrer esse problema é manter a cabeça levemente inclinada para frente, fazendo uma compressão com os dedos para tampar o nariz por aproximadamente 5 minutos. Evite deitar e/ou colocar a cabeça para trás, pois o sangue pode chegar na região da garganta, ser engolido e causar vômitos ou ser aspirado pelo pulmão, podendo ocasionar problemas sérios.

O tratamento para o sangramento nasal depende de cada caso, sendo que um dos principais procedimentos é localizar o ponto que está sangrando e cicatrizá-lo. Quando não é possível localizar o ponto exato, use tampões para tentar comprimir a lesão.

Porém, quando você tiver sangramentos nasais, é importante procurar ajuda médica para ter todas as suas dúvidas esclarecidas e para evitar problemas mais graves. A consulta médica deve ser o primeiro passo em situações como essa.

Precisa agendar uma consulta e ainda não sabe onde? Entre em contato com a gente! Vamos adorar ajudar você a encontrar um tratamento.

Instituto Otovida


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Instituto Otovida

Uma equipe completa de fonoaudiólogos, psicólogos otorrinolaringologistas e assistentes sociais para oferecer o melhor a você.

Espaço, conforto e conveniência para você. São mais de 1300m² de área.

Desenvolvimento e reabilitação para os melhores resultados.

Responsável Técnica: Fabiana Scarton – CRM-SC 13311

Acompanhe a gente pelo Facebook

Cadastre-se e Receba dicas incríveis sobre saúde


Contatos e Localização

Avenida Gov. Ivo Silveira, 3861 – Capoeiras – Florianópolis/SC

Ao lado do antigo Hotel Itaguaçu

Contato: (48) 3223-6060

WhatsApp: (48) 99172-0606   (48) 99178-2207

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido por