A Importância da lavagem nasal

junho 18, 2018 by Instituto Otovida0
lavagem-nasal.png

Quando a temperatura começa a diminuir e ocorre a mudança de estações, os problemas relacionados ao sistema respiratório começam a aparecer. Gripes, resfriados, rinites e rinossinusites, popularmente conhecido como sinusites, são os problemas mais comuns na época de inverno, mas podem ser driblados com pequenos cuidados, como a lavagem nasal.

A lavagem nasal ou irrigação nasal pode servir para ajudar no alívio de muitos problemas de saúde, não só na limpeza estética. Além de remover o muco nasal, ao realizar a limpeza das vias respiratórias é possível remover secreções purulentas e/ou sanguinolentas que poderiam vir a obstruir a região do nariz.

Além disso, a irrigação nasal é importante para a saúde porque drena as possíveis secreções que podem estar acumuladas no nariz, diminuindo também a entrada de agentes infecciosos que poderiam causar algum problema e/ou agravar um quadro já existente, como a congestão nasal, mais conhecido como nariz entupido.

Função do sistema respiratório

Para entender melhor, é importante explicar qual a função do sistema respiratório e das narinas.

O sistema respiratório é responsável por facilitar e realizar as trocas de gases com o ar atmosférico, para garantir, por exemplo, a concentração de oxigênio no sangue, entre outras funções.

As narinas filtram as impurezas do ar, como se fosse um filtro, regulando a entrada de ar para os pulmões e protegendo o corpo de bactérias e vírus. Nesse processo, são responsáveis por canalizar o ar, fazendo o mesmo passar pelas cavidades nasais esquerda e direita, deslocando-se entre os pelos, que são como cílios, que tem como função filtrar as partículas, normalmente de poeira, que são inaladas.

Realizando a irrigação nasal, toda essa área da narina é limpa, retirando grande parte do que poderia se tornar um problema futuro, como agentes infecciosos.

Os cílios

Os cílios ou pelos que revestem as narinas são responsáveis por remover o muco para fora dos seios do rosto, através da sua movimentação. Quando não é realizada a limpeza adequada da região nasal, o movimento dos cílios ou batimento ciliar pode ser afetado.

Crianças devem fazer lavagem nasal?

Por estarem, na maioria das vezes, em contato mais direto com possíveis agentes infecciosos, tanto em ambientes compartilhados como creches, escolas e parques, como em casa, as crianças devem fazer a limpeza das narinas.

É extremamente importante cuidar para não haver lesões nas narinas, já que são mais sensíveis, assim como é de extrema importância fazer a lavagem corretamente. O cuidado deve-se ao risco de empurrar o catarro para o ouvido da criança.

Por isso, estar atento ao modo como realiza a limpeza é fundamental para a saúde da criança. Uma dica é usar conta gotas, no lugar de seringa, que normalmente é usado por adultos, por ser mais sensível para a região. Cerca de 5 ml de soro fisiológico por narina é o suficiente para fazer a lavagem nasal da criança, sempre cuidando para que a criança esteja sentada ou em pé, com a cabeça inclinada para baixo.

A seringa também pode ser utilizada, desde que haja cuidado na quantidade de soro e na pressão feita no nariz da criança.

Como é feita a lavagem nasal?

A lavagem ou irrigação nasal pode ser feita com soro fisiológico ou com água fervida com bicarbonato de sódio e sal.

Com o conta gotas, deve ser pingado cerca de 3 gotas em cada narina, inclinar a cabeça para trás para melhor penetração do líquido no nariz até chegar na garganta, sendo descartado posteriormente.

Com a seringa, a quantidade de líquido depende das necessidades da pessoa, sempre cuidando para evitar qualquer lesão decorrente do uso errado ou muita pressão da seringa.

Agora que você sabe como realizar a lavagem nasal corretamente e conhece os principais riscos que a falta da higiene nasal pode trazer, não deixe sua saúde de lado! Principalmente agora no inverno, procurar um especialista para a prevenção e/ou tratamento de problemas que surgem na estação é crucial para manter sua qualidade de vida.

Precisa agendar uma consulta e ainda não sabe onde? Entre em contato com a gente! Vamos adorar ajudar você a encontrar um tratamento.

Instituto Otovida


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Instituto Otovida

Uma equipe completa de fonoaudiólogos, psicólogos otorrinolaringologistas e assistentes sociais para oferecer o melhor a você.

Espaço, conforto e conveniência para você. São mais de 1300m² de área.

Desenvolvimento e reabilitação para os melhores resultados.

Responsável Técnica: Fabiana Scarton – CRM-SC 13311

Acompanhe a gente pelo Facebook

Cadastre-se e Receba dicas incríveis sobre saúde


Contatos e Localização

Avenida Gov. Ivo Silveira, 3861 – Capoeiras – Florianópolis/SC

Ao lado do antigo Hotel Itaguaçu

Contato: (48) 3223-6060

WhatsApp: (48) 99172-0606   (48) 99178-2207

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido por