A audição comprometida e seus tratamentos

outubro 31, 2018 by Instituto Otovida0
A_audição_comprometida_e_seus_tratamentos_Otovida-1200x800.png

Você sabia que a expressão “surdo-mudo” não deve ser utilizada? O surdo não desenvolve a fala porque não escuta, porém nem todos os surdos são mudos, e até mesmo os surdos podem desenvolver a fala.

Mas você sabia que quem escuta errado fala errado? E que assim que um bebê nasce ele já pode fazer um exame de audição para saber se nasceu ouvindo bem? Aliás, um bebê que nasce sem ouvir pode ser tratado e reabilitado para ouvir e falar.

Confira o conteúdo abaixo, com informações da presidente do Instituto Otovida, Janaína Massignani, e entenda mais sobre o assunto.

O Teste da Orelhinha e sua importância

Logo nas primeiras horas de vida de um bebê, ainda na maternidade, o Teste da Orelhinha já pode ser feito. É um exame simples, indolor, que detecta se o bebê nasceu ou não ouvindo bem.

Assim, se o bebê nasce com algum tipo de problema de audição, ele precisa ser encaminhado para um médico otorrinolaringologista. O médico irá solicitar exames específicos que são realizados pelo fonoaudiólogo. Esses exames determinarão se há alguma alteração na audição.

Tratamentos realizados

Após o diagnóstico, então, o tratamento poderá variar de acordo com o distúrbio ou disfunção auditiva encontrada, podendo ser medicamentoso, cirúrgico e até mesmo adaptando um aparelho auditivo. Essa reabilitação auditiva deve iniciar o mais precocemente possível e ser realizada por uma equipe de profissionais fonoaudiólogos capacitados na área da audição e linguagem.

Nos casos de alterações auditivas severas e profundas, só o aparelho auditivo pode não ser suficiente para a criança desenvolver a fala. Por isso, nessas situações, a cirurgia de implante coclear pode ser indicada, em que é feita a introdução de um aparelho auditivo altamente evoluído que estimula o nervo auditivo a ter sensações sonoras e proporcionando o desenvolvimento da audição e da fala.

Como a audição é devolvida

Quanto antes o problema for diagnosticado e tratado, melhor será o desenvolvimento da criança. A audição é desenvolvida por meio das experiências sonoras vivenciadas e a partir delas é desenvolvida a fala. Por isso, crianças com problemas auditivos que não vivenciam esta experiência não desenvolvem a fala corretamente.

Sendo assim, pais, fiquem atentos à realização do Teste da Orelhinha logo nos primeiros dias de vida das crianças, principalmente naquelas que tiveram alguma intercorrência na gestação da mãe, que nasceram prematuras e precisaram ficar em UTI neonatal com uso de medicamentos e que têm na família alguém com perda de audição.

Lembrando que o problema da audição é invisível e acarreta muitos prejuízos à criança e a sua família, os quais podem ser emocionais, psicológicos e sociais.

Não deixe o tempo passar. A audição é fundamental para o desenvolvimento das nossas habilidades auditivas e de comunicação, principalmente da criança. Quando antes for tratada, melhor!

Fique atento e, caso precisar agendar uma consulta e ainda não saber onde, entre em contato com a gente! Vamos adorar ajudar você a encontrar um tratamento.

Instituto Otovida


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Instituto Otovida

Uma equipe completa de fonoaudiólogos, psicólogos otorrinolaringologistas e assistentes sociais para oferecer o melhor a você.

Espaço, conforto e conveniência para você. São mais de 1300m² de área.

Desenvolvimento e reabilitação para os melhores resultados.

Responsável Técnica: Fabiana Scarton – CRM-SC 13311

Acompanhe a gente pelo Facebook

Cadastre-se e Receba dicas incríveis sobre saúde


Contatos e Localização

Avenida Gov. Ivo Silveira, 3861 – Capoeiras – Florianópolis/SC

Ao lado do antigo Hotel Itaguaçu

Contato: (48) 3223-6060

WhatsApp: (48) 99172-0606   (48) 99178-2207

Todos os Direitos Reservados • Desenvolvido por